De acordo com pesquisa, o segundo transtorno prevalente entre os trabalhadores é a depressão
A ansiedade é o problema de saúde mental que mais atinge os trabalhadores, segundo levantamento da empresa de benefícios VR com 523 profissionais de recursos humanos. De acordo com a pesquisa, 28% dos RHs afirmam que houve aumento de casos de funcionários com problemas relacionados à saúde mental desde 2020. Dos entrevistados que relataram essas ocorrências, 84% citaram a ansiedade, e 52%, a depressão.
Problemas relacionados à saúde mental que mais atingiram os trabalhadores
* 84% ansiedade
* 52% depressão
* 21% burnout
* 19% síndrome do pânico
* 9% estresse pós-traumático
* 1% outro
Em 2021, apenas 10% dos RHs afirmaram detectar problemas de saúde mental em suas equipes, e 15% das empresas tinham programas de apoio. Mesmo com mais companhias notando questões do tipo em 2022, apenas 12% afirmaram possuir algum programa para lidar com isso. Entre essas, 54% deixam psicólogos à disposição dos funcionários e 51% fazem palestras sobre o tema. Apenas 6% reduziram a jornada de trabalho e 13% deram mais dias de folga.
O levantamento ainda revela que a saúde mental continua sendo o principal desafio das empresas com funcionários em home office, sendo citada por 46%. A preocupação com o controle de jornada dos empregados tem aumentado: 39% mencionaram a questão — em 2021, foram 33%.
As notícias publicadas e reproduzidas nessa plataforma são de inteira responsabilidade de seus atores (citados na fonte). Dessa forma, os mesmos não traduzem necessariamente a opinião da Advocacia Trabalhista Borges
Quer saber mais sobre direito trabalhista? Fale com nossa equipe, agora!
FONTE: VOCÊRH