Advocacia Trabalhista Borges

Como se preparar para conquistar um novo emprego em 2021

O começo do ano é a melhor época para quem está procurando emprego e segundo Jorge Penillo, mais conhecido como Doutor Carreira, a dificuldade de encontrar trabalho pode estar relacionada ao fato dos candidatos enviarem seus currículos e contarem as empresas na época do ano errada. Confira as dicas do especialista para quem deseja conquistar o emprego no começo de 2021:

1. De olho no calendário

Em todos os anos as pessoas têm a mesma dúvida quando buscam um trabalho: é melhor deixar para procurar emprego no começo do próximo ano ou é melhor começar a busca ainda no final do ano atual? É claro que tudo depende muito da atividade que a pessoa exerce e da área em que ela trabalha – os professores, por exemplo, para lecionarem já no começo do ano letivo precisam começar a organizar a busca no mês de outubro – mas, para a maioria da população, os quatro primeiros meses do ano são a época mais aquecida de contratação. Janeiro, por conta das festas do começo do ano, ainda é um mês não tão aquecido, porém, de fevereiro a abril é hora de arregaçar as mangas, ainda mais no Brasil, onde o ano só começa depois do Carnaval”, brinca Jorge. Segundo ele, logo depois do Carnaval, que não sabemos quando será em 2021, as empresas começam a divulgar suas vagas e é preciso estar atento para não perder este momento tão quente e importante.

Se seu sonho é trabalhar numa grande empresa, este é o momento ideal para fazer contato também, pois, como estas companhias dependem do resultado fiscal do ano anterior e muitas têm ações em bolsas de valores, elas são obrigadas a emitir os relatórios para seus acionistas na última semana de fevereiro, o que faz com que as primeiras semanas de março apenas o começo do melhor período para contratar colaboradores para o ano vigente. “Quando as grandes contratam, elas também contratam empresas menores, pequenas e médias, por isso muitas contratações ocorrem em março e abril. É uma operação cascata: as grandes contratam e as pequenas contratam em função disso…”, complementa Jorge.

2. Vá além do currículo impresso ou em pdf

Uma dica de ouro para aumentar as chances de encontrar emprego no novo cenário em que estamos vivendo é estar atento aos novos formatos de processos seletivos – hoje é fundamental ter um vídeo-currículo além do currículo tradicional já revisado e atualizado, um perfil ativo no Linkedin, uma bela apresentação em Power Point ou Word e a tradicional lista de recomendações com telefones e contatos atuais. Como muitas entrevistas de emprego e outras etapas dos processos seletivos estão ocorrendo de maneira remota, a dica é estar com o telefone celular e o computador sempre prontos e testar os fones de ouvido, o microfone e a câmera para quando precisar. “Para participar de entrevistas online, o candidato deve reservar um local da casa sem muito barulho e prestando muita atenção na parede que aparece ao fundo, pois o que tem na nossa casa fala muito sobre nós e os recrutadores estão de olho nisso”, afirma Jorge.

3. Entrevistas online também são formais

A vestimenta para as entrevistas remotas devem ser as mesmas usadas nos processos seletivos presenciais, afinal, nossa mente nos prepara a partir dos nossos comportamentos. Evite estar vestido formalmente somente na parte superior do corpo, pois nunca se sabe o imprevisto que pode ocorrer.

4. Não desista com o primeiro não

Manter a motivação apesar do cenário de incertezas que estamos vivendo é fundamental, por mais difícil que isso possa parecer. “Passe a olhar o momento pelo qual estamos passando de um jeito diferente – preste atenção nas oportunidades! Pense em como será o mundo e a sua área de atuação daqui para frente para se preparar para o futuro. Gaste mais seu tempo pensando em soluções e menos tempo pensando nos problemas. Seja criativo, pense no que pode fazer diferente e de que maneira nova você pode chegar até seu cliente”, finaliza Jorge.

Fonte: Administradores

As notícias publicadas e reproduzidas nessa plataforma são de inteira responsabilidade de seus atores (citados na fonte). Dessa forma, os mesmos não traduzem necessariamente a opinião da Advocacia Trabalhista Borges.

Quer saber mais sobre direito trabalhista? Fale com nossa equipe, agora!

 

Se você precisa de uma assessoria de direito trabalhista, fale com a gente:

Caso queira enviar seu currículo para trabalhar com a Advocacia Borges