logo borges

Chile adota redução da jornada de trabalho e pode ser modelo para o restante do mundo

Copia de IMAGEM 1

No Brasil, a redução de jornada de trabalho começará a ser testada em agosto

Em abril, o Chile aprovou a redução da jornada de trabalho, sendo um dos pioneiros da região e o país com menor carga horária. A implementação pelo Congresso limita o tempo de 45 para 40 horas semanais, sem prejuízos para o salário. Além disso, foi prevista a possibilidade de trabalhar 4 dias e descansar 3, diferentemente da antiga vigência que outorgava 5 dias de trabalho semanal. Medida aprovada pode ser modelo para outros países, visto que fomenta a produtividade, saúde e bem-estar entre funcionários.

Com a luta dos trabalhadores chilenos, a decisão do Congresso, com sanção da Câmara dos Deputados após aprovação unânime no Senado, aprova a implementação gradual ao longo dos próximos cinco anos.  A redução dos dias de trabalho será viabilizada com o cumprimento de horas extras que justifiquem o 3º dia folgado. A legislação chilena permitia 12 horas extras, mas a partir da nova lei ficará limitada a cinco horas extras por semana.

Esse é um tópico que tem ganhado muita atenção nos últimos anos. No Reino Unido, por exemplo, foi realizada uma pesquisa de julho a dezembro de 2022 envolvendo mais de 60 empresas de diversos setores. Os resultados foram muito favoráveis: 91% das empresas que participaram da experiência de seis meses querem manter a semana de 4 dias.

 

O impacto positivo se dá por diversos fatores. A nova proposta para jornada de trabalho ajuda a reduzir o desemprego, além de proteger o meio ambiente, já que implica em menor migração e uso de transporte. Também ocasionou maior bem-estar devido ao tempo livre dos trabalhadores.

A mesma pesquisa evidenciou registros de ganhos de receita pelas empresas que participaram e a produtividade dos trabalhadores aumentou, reduzindo faltas e maior disposição para jornada presencial.

E no Brasil?

No país, a redução da jornada de trabalho sem dano aos salários representa uma reivindicação histórica. O movimento sindical brasileiro luta por isso há décadas, sendo que a proposta, no formato de redução para 4 dias por semana, foi incluída na pauta de reivindicações dos bancários, em sua campanha salarial de 2022.

O Brasil também fará teste de semana de 4 dias para estudo do impacto na jornada de trabalho. A primeira fase será em agosto e as empresas podem procurar a Reconnect para informações sobre a ação no país. Basta responder ao formulário disponível no link: https://www.4dayweek.com/contact. Ao final do experimento, serão avaliados indicadores como equilíbrio entre vida pessoal e profissional, estresse da força de trabalho e resultados financeiros e turnover (rotatividade).

Diante dos resultados, as empresas poderão decidir se irão seguir com modelo de jornada reduzida para 4 dias na semana.

As notícias publicadas e reproduzidas nessa plataforma são de inteira responsabilidade de seus atores (citados na fonte). Dessa forma, os mesmos não traduzem necessariamente a opinião da Advocacia Trabalhista Borges

Quer saber mais sobre direito trabalhista?  Fale com nossa equipe, agora!

FONTE: FORUM 

 

Assista a Web stories – Seus direitos em apenas alguns segundos

 

 

Se você precisa de uma assessoria de direito trabalhista, fale com a gente:

Caso queira enviar seu currículo para trabalhar com a Advocacia Borges

VOCÊ NÃO PODE SAIR COM DÚVIDAS!

Deixe seu contato que um de nossos advogados irá entrar em contato com você.

Vendedor deve receber horas extras por atividades internas pós-jornada Validação da jornada 12 x 36 dá segurança a acordos individuais, dizem trabalhistas Uber e iFood que se cuidem Uber defende regulação com benefícios, mas sem vínculo de emprego no país TST valida jornada de 8h em turno de revezamento em ambiente insalubre