logo borges

Novo golpe: Criminosos se passam por advogados e pedem pagamento para agilizar liberação de indenizações

Copia de IMAGEM 26

Mais de 50 vítimas em SP e ES já fizeram denúncias; OAB orienta advogados e clientes como proceder em caso de contatos suspeitos. Veja a reportagem no Bom Dia Brasil.

Um novo tipo de golpe fez dezenas de vítimas em São Paulo e no Espírito Santo: criminosos se passam por advogados e pedem um pagamento para agilizar algum valor que as vítimas têm direito a receber.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disse que recebeu mais de 50 denúncias de escritórios em todo o estado de São Paulo. Os golpistas são extremamente convincentes. Por isso, a OAB orienta para os advogados explicarem para os clientes que este golpe existe.

A coordenadora de RH Bruna Calzona recebeu uma mensagem como se fosse do escritório de advocacia que a representa em uma ação contra um plano de saúde. Na conversa, o golpista tinha todos os dados sobre o processo. Só que para receber a indenização de R$ 249 mil, ela precisaria fazer uma transferência de quase R$ 5 mil. E ela pagou.

“Em nenhum momento me pareceu um golpe, pelo contrário. Inclusive ele de novo passava meus dados e várias informações”, disse a coordenadora de RH.

A advogada Raphaella Arantes, que cuida do processo da Bruna, só soube que o nome dela estava sendo usado por criminosos na semana passada e registrou um boletim de ocorrência. Pelo menos 30 clientes do escritório dela receberam mensagens dos golpistas.

“Os golpistas não têm acesso ao nosso WhatsApp, mas o número é diferente. E também à chave pix. Fazer um pagamento no CPF de uma pessoa física, fazer o pagamento num código pix de um celular já é suspeito, porque o nosso escritório tem o código pix de CNPJ, que é o que está no contrato delas”, explica a advogada.

A segunda orientação da OAB para lidar com este tipo de caso é: se você receber alguma mensagem dizendo que tem um processo na justiça e precisa pagar para receber esse dinheiro, desconfie e tente falar, pelo telefone, mesmo, diretamente com o seu advogado.

As notícias publicadas e reproduzidas nessa plataforma são de inteira responsabilidade de seus atores (citados na fonte). Dessa forma, os mesmos não traduzem necessariamente a opinião da Advocacia Trabalhista Borges

Quer saber mais sobre direito trabalhista?  Fale com nossa equipe, agora!

FONTE: G1

 

Assista a Web stories – Seus direitos em apenas alguns segundos

Se você precisa de uma assessoria de direito trabalhista, fale com a gente:

Caso queira enviar seu currículo para trabalhar com a Advocacia Borges

VOCÊ NÃO PODE SAIR COM DÚVIDAS!

Deixe seu contato que um de nossos advogados irá entrar em contato com você.

Vendedor deve receber horas extras por atividades internas pós-jornada Validação da jornada 12 x 36 dá segurança a acordos individuais, dizem trabalhistas Uber e iFood que se cuidem Uber defende regulação com benefícios, mas sem vínculo de emprego no país TST valida jornada de 8h em turno de revezamento em ambiente insalubre