Search

Plantão dobrado por falta de colega coloca profissionais da saúde em risco, diz TST

IMG BORGES VALENDO 3 2

A falta de profissional de saúde em plantão de 12 horas não pode ser suprida com a colocação de outro em situação de risco à sua saúde e à sua segurança.

Com esse entendimento, a Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho invalidou uma cláusula de acordo coletivo que autorizava a “virada de plantão” — prorrogação da jornada de 12 horas para mais 12 horas de trabalho — a profissionais de saúde em caso de falta de colega.

Ao TST, a cooperativa argumentou que a norma buscava garantir a prestação regular dos serviços de saúde e só seria aplicada em casos excepcionais, em comum acordo entre empregados e chefia, com pagamento de horas extras ou compensação. Também indicou que a Constituição autoriza a negociação coletiva sobre horários e duração do trabalho.

Mas, para a ministra Maria Cristina Peduzzi, relatora do caso no TST, a virada de plantão, no intuito de cobrir escala de serviço que deve ser organizada pelo empregador, viola a a garantia da saúde e da segurança no trabalho, prevista na Constituição, na CLT e na Convenção 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Com informações da assessoria de imprensa do TST.

Assista a Web stories – Seus direitos em apenas alguns segundos

As notícias publicadas e reproduzidas nessa plataforma são de inteira responsabilidade de seus autores ( citados na fonte).

Dessa froma, os mesmos não traduzem necessariamente a opinião da Advocacia Trabalhista Borges. Quer saber mais sobre direito trabalhista? Fale com a nossa equipe.

Fonte: CONJUR

Se você precisa de uma assessoria de direito trabalhista, fale com a gente:

Caso queira enviar seu currículo para trabalhar com a Advocacia Borges

VOCÊ NÃO PODE SAIR COM DÚVIDAS!

Deixe seu contato que um de nossos advogados irá entrar em contato com você.

Vendedor deve receber horas extras por atividades internas pós-jornada Validação da jornada 12 x 36 dá segurança a acordos individuais, dizem trabalhistas Uber e iFood que se cuidem Uber defende regulação com benefícios, mas sem vínculo de emprego no país TST valida jornada de 8h em turno de revezamento em ambiente insalubre